domingo, 19 de maio de 2013

Os benefícios de tomar Sol !!!

                                                            Saudações Amigas(os)!!!




Pois é, no final os benefícios de se tomar sol acaba superando os riscos de câncer de pele!

Medo  versus  Benefício!


Vários estudos associam o risco da exposição excessiva ao Sol com o câncer de pele.

Mas o exagero tem tomado outros rumos, por exemplo, nas recomendações vistas nos meios de comunicação, com profissionais defendendo que os pais reponham o protetor solar a cada meia hora ou menos, como se crianças e adultos nunca pudessem tomar Sol.

Nos últimos anos, porém, algumas vozes ainda isoladas têm sido ouvidas, alertando, por exemplo, que o exagero no uso de filtros solares causa deficiência de vitamina D - um problema já bem documentado no Brasil, mostrando que os os jovens brasileiros têm insuficiência de vitamina D por falta de exposição ao Sol.

Além disso, já se sabe que os protetores solares não são totalmente livres de riscos.

Agora, um novo estudo não apenas coloca em xeque o "argumento do medo" do câncer de pele, como mostra que tomar Sol tem outros benefícios além da vitamina D.

Pesquisadores da Universidade de Edimburgo (Escócia) mostraram que a exposição da pele aos raios ultravioleta na verdade ajuda a reduzir a pressão arterial, e reduz o risco de ataque cardíaco e de derrame.

E, mais importante, eles demonstraram que os benefícios da redução da pressão arterial superam em muito o risco de desenvolver câncer de pele.

Óxido nítrico

Usando dados do Reino Unido, os cientistas afirmam que as doenças cardíacas e os acidentes vasculares cerebrais (derrames) ligados à pressão alta causam 80 vezes mais mortes do que o câncer de pele.

O estudo demonstrou que, quando a nossa pele é exposta aos raios do Sol, é liberado um composto em nossos vasos sanguíneos que ajuda baixar a pressão arterial.

A produção deste composto redutor da pressão arterial - chamado óxido nítrico - é independente da fabricação de vitamina D pelo corpo, que também aumenta após a exposição à luz do Sol.

Até agora se acreditava que o único benefício do Sol para a saúde humana era a produção da vitamina D, dizem os cientistas.

Benefícios da luz do Sol para o coração

Os pesquisadores estudaram a pressão arterial de 24 voluntários que se sentaram sob lâmpadas de bronzeamento para duas sessões de 20 minutos cada.

Foram usadas lâmpadas de bronzeamento porque os cientistas queriam isolar o efeito dos raios ultravioleta (UV), normalmente associados ao câncer de pele, dos efeitos apenas do calor da luz solar.

Os resultados mostraram que a pressão sanguínea diminuiu significativamente durante uma hora após a exposição aos raios ultravioleta, mas não depois das sessões somente com calor.

Os cientistas afirmam que isso comprova que são os raios UV do Sol que geram os benefícios à saúde. Os níveis de vitamina D dos voluntários permaneceram inalterados em ambas as sessões, provavelmente por estarem associados com outros comprimentos de onda da luz.

"Nós suspeitamos que os benefícios da luz do Sol para a saúde do coração superam o risco de câncer de pele. O trabalho que fizemos revela um mecanismo que pode explicar isso, e também explica por que os suplementos dietéticos de vitamina D por si só não são capazes de compensar a falta da luz solar.

"Nós agora pretendemos estudar os riscos relativos de doenças cardíacas e de câncer de pele em pessoas que receberam diferentes quantidades de exposição ao Sol. Se confirmarmos que a luz solar reduz a taxa de mortalidade por todas as causas, então teremos de reconsiderar nossos conselhos sobre a exposição ao Sol," disse o diz Dr. Richard Weller, coordenador do estudo.

Fonte :-Diário da Saúde.
  

Namastê!


Nenhum comentário:

Postar um comentário