terça-feira, 4 de junho de 2013

O espaço verde faz mesmo diferença para nosso cérebro?!


                                                    Saudações Amigas(os)!!!


Você sabia que o contato com o verde pode trazer benefícios ao cérebro?!

Pois é!
Pesquisadores escoceses demonstraram recentemente através de  alguns estudos,  os efeitos positivos do "efeito natureza" sobre algumas funções cognitivas como, por exemplo, atenção, memória e linguagem.

Experiência de quatro dias de imersão na natureza, longe de bytes e pixels(eletrônicos), é capaz de aumentar nossa capacidade criativa.

Alguns voluntários caminharam pela cidade de Edimburgo com um aparelho de eletrencefalograma portátil, quando passaram por ruas comerciais agitadas, o cérebro se mostrou bastante excitado, já quando caminharam em um parque da cidade,  as ondas cerebrais ficaram mais "meditativas".

O local onde moramos pode mesmo influenciar nossa saúde, não só a saúde mental. 

Sabemos que morar à beira de rodovias aumenta o risco de doenças cardiovasculares devido à poluição do ar e quanto maior o número de restaurantes “fast food” na vizinhança, maior o risco de infarto agudo do coração e derrame cerebral. O risco de diabetes é menor em comunidades que têm na vizinhança boas opções para realização de atividade física, além de comércio com oferta de produtos alimentícios saudáveis. Isso sem falar no trânsito.

As pessoas que moram próximas a árvores e parques têm níveis menores do hormônio de estresse cortisol quando comparadas às que vivem ceradas de concreto por todos os lados, e também já é  reconhecido que as pessoas que vivem nas grandes cidades têm maior risco de apresentar transtornos mentais.
Através de ressonância magnética funcional, foi demonstrado que o cérebro de quem mora no campo reage de forma diferente a estímulos de estresse do que os moradores da cidade.
Isso rendeu até a capa da prestigiada Nature.
Fonte:-ConsCiência no Dia-a-Dia !!, Equilíbrio Psíquico, Família, Sociedade & Meio Ambiente

Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário