quinta-feira, 3 de julho de 2014

Processo Criativo!


                                                      Saudações Amigas(os)!!!


Durante as últimas 2 décadas tentamos entender a origem do PROCESSO CRIATIVO.
Mais de 10.000 pessoas responderam a pergunta:
Quando tem suas melhores idéias?
*97% das pessoas responderam:
• Durante o banho • Antes de dormir • Quando não faço nada • Quando caminho • Conversando • Meditando • Nas férias • Tomando vinho • Em outras atividades diversas…
*3% das pessoas responderam:
• No trabalho

As respostas obtidas foram surpreendentes, especialmente considerando todo o tempo do dia que as pessoas passam no trabalho.
Por que isto acontece?

O cérebro tem 2 hemisférios, um “faz nosso trabalho”, o outro se encarrega de gerar idéias criativas que não tem nada a ver com o trabalho…
O lado esquerdo está associado com o intelecto, e está relacionado com o pensamento convergente, analítico, calculado, linear, sequencial e objetivo; se concentra nos detalhes e nas partes do todo.
O lado direito está associado com a intuição e está relacionado com o pensamento divergente, imaginativo, metafórico, não-linear, subjetivo e se concentra no todo das coisas. 

Quando uma pessoa está no trabalho, a maior parte do tempo usa o lado esquerdo do cérebro. Se concentra nos detalhes, em tratar de encontrar o problema, em tratar de obter informação e feitos. Lógica, praticidade e ordem são as leis do dia. E isto não é tão mau. Depois que o lado esquerdo do cérebro fez o seu trabalho (o “trabalho pesado”), aí o lado direito pode emergir e criar uma idéia totalmente diferente, uma possibilidade fora dos padrões estabelecidos.
O problema é que o lado direito do cérebro é “tímido”. Necessita ser convidado a funcionar.
Então, como convidamos o lado direito do cérebro a funcionar?

Fazendo atividades que o lado direito controla. Por exemplo:
- Sair para passear (caminhar, dar uma volta, pular ou correr). Quando seu corpo se move, seu lado direito se ativa.
- Escutar música (ou melhor ainda, tocar um instrumento), especialmente música sem letra ou cantada numa língua que você não entenda (Yokimura Nakamatsa, inventor japonês com mais de 2.000 patentes registradas, escuta a 9ª sinfonia de Beethoven antes da fase de execução de seus projetos).
- Desenhe ou faça esculturas, pinte ou faça algo assim. 
- Use o humor, o riso o libera da tirania da lógica e da linearidade.
- Mude seu look, mude o aspecto do seu espaço de trabalho (respeitando as normas de onde trabalha). Exponha pôsteres inspiradores. Reordene a estante. Mova qualquer coisa que renove a “ordem” de sempre.
- Faça representações visuais de seu objetivo ou idéia, visualize a solução que tanto está batalhando para encontrar racionalmente (veja com os olhos da mente).

Infelizmente relutamos em ativar nosso lado direito do cérebro… Ainda acreditamos que a rigidez e seriedade são sinônimos de produtividade e comprometimento, então esperamos sair do trabalho para ter uma boa idéia...

"A imaginação é a primeira fonte da felicidade humana.”
Giacomo Leopardi

Nenhum comentário:

Postar um comentário