quarta-feira, 2 de setembro de 2020

SORRIR !

Saudações Amigas(Os)!!!

Quando seus músculos dizem que você está feliz, é mais provável que você veja o mundo ao seu redor de uma forma mais positiva. [Imagem: Unsplash]



Quando seu rosto sorri, sua mente se torna mais positiva
Redação do Diário da Saúde Efeitos de um sorriso

O simples, e agradável, ato de sorrir pode induzir sua mente a ser mais positiva.

É o que garantem Fernando Marmolejo - Ramos e seus colegas da Universidade Sul da Austrália.

E nem precisa sorrir de verdade: A equipe avaliou que impacto teria um sorriso forçado sobre a percepção das expressões faciais e das expressões corporais.

Em ambos os cenários, um sorriso foi induzido pelos participantes segurando uma caneta entre os dentes, forçando seus músculos faciais a replicar o movimento de um sorriso.

Os resultados mostraram que a atividade muscular facial não apenas altera o reconhecimento das expressões faciais, mas também das expressões corporais, com ambas gerando emoções mais positivas.

"Quando seus músculos dizem que você está feliz, é mais provável que você veja o mundo ao seu redor de uma forma positiva," disse Ramos. "Em nossa pesquisa, nós descobrimos que, quando você pratica o sorriso forçadamente, estimula a amígdala - o centro emocional do cérebro - que libera neurotransmissores para estimular um estado emocionalmente positivo.

Finja até conseguir

Segundo a equipe, a descoberta traz informações importantes para a saúde mental.

"Para a saúde mental, isso tem implicações interessantes. Se pudermos enganar o cérebro para que ele perceba estímulos como 'felizes', então podemos usar esse mecanismo para ajudar a melhorar a saúde mental," disse Ramos.

O estudo também mostra que há uma forte ligação entre ação e percepção, ou entre corpo e mente.

"Em suma, os sistemas perceptivo e motor estão interligados quando processamos estímulos emocionalmente," disse Ramos. "Uma abordagem de 'finja' até conseguir pode merecer mais crédito do que esperávamos."


Checagem com artigo científico:
Artigo: Your Face and Moves Seem Happier When I Smile
Autores: Fernando Marmolejo-Ramos, Aiko Murata, Kyoshiro Sasaki, Yuki Yamada, Ayumi Ikeda, José A. Hinojosa, Katsumi Watanabe, Michal Parzuchowski, Carlos Tirado, Raydonal Ospina
Publicação: Experimental Psychology
Vol.: 67, pp. 14-22
DOI: 10.1027/1618-3169/a000470


Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário