terça-feira, 1 de novembro de 2011

  Saudações Amigas(os)!!! 

 

 Mente inoxidável




Um dos elementos químicos mais importantes na natureza, ou talvez o mais importante, é o oxigênio.

Não sei se você ainda se lembra das aulas de Ciências, Biologia ou Fisiologia, mas certamente há de se lembrar da importância deste gás.

O oxigênio é o elemento mais abundante na superfície da Terra. É um gás incolor e inodoro que se apresenta livremente na natureza estando presente na atmosfera (21% em volume), na água dos oceanos, mares, lagos, etc. (89%) e na crosta terrestre até a profundidade de 15 quilômetros (47%).

É um elemento extremamente importante para a vida dos seres humanos e que é introduzido no organismo através da respiração. Está presente na maioria dos processos metabólicos orgânicos e compõe 70% do corpo humano na forma de água.

Apenas para se ter uma ideia, o Ser Humano consegue ficar algum tempo sem ingerir alimentos ou líquidos, mas não consegue ficar mais do que alguns minutos sem respirar. Imagine uma pessoa, ou você mesmo (a) em um ambiente fechado onde quase não se consegue respirar corretamente. Isto pode levá-lo (a) a sentir tonturas, desmaios e chegar ao extremo de causar danos irrecuperáveis ao cérebro.

A maior parte da energia corpórea tem como fonte o oxigênio. Quanto mais oxigênio for ingerido, maior a capacidade de produzir energia para pensar e agir. 

E é sobre a atividade mental que quero trocar dois dedos de prosa.

A respiração (e por conseqüência o oxigênio) é uma excelente ferramenta para nos acalmar quando somos acometidos por alguma emoção negativa, como raiva ou ira. Certamente você irá lembrar do velho conselho destas horas: feche os olhos, respire fundo e conte até dez.

Mas vamos falar um pouco mais sobre o oxigênio.

Quando este elemento químico se combina com outros elementos ocorre a oxidação, sendo a criação ou o aparecimento da ferrugem um processo bem conhecido de todos.

Quando o oxigênio é administrado a uma pessoa ocorre a oxigenação, como, por exemplo, quando ocorre a despressurização da cabine do avião durante o vôo e as máscaras caem ou quando ele é administrado a uma pessoa doente.

O termo ferrugem ou enferrujar também significa o emperramento das articulações. Provavelmente você já ouviu alguém dizer “estou enferrujado (a)”, principalmente quando esta pessoa ficou algum tempo sem fazer atividade física e fez uma aula puxada na academia ou daquele “atleta de final de semana” que foi jogar uma pelada com os amigos depois de vários meses de inatividade física.

Enferrujar também significa cair em desuso. Existe um conceito biológico que afirma que o órgão que não é usado vais se atrofiar com o passar do tempo, ou seja, vai acabar se “enferrujando” e se debilitar.

Podemos estender este conceito para a nossa mente: uma mente que não é usada acaba se “enferrujando”.

Você já viu uma pessoa com sua mente “enferrujada”? Aquela que faz sempre as mesmas coisas e do mesmo jeito? Aquela que não tem a mínima noção de que tudo muda e ela segue com os mesmos pensamentos e as mesmas ações desde o dia 1º de janeiro até o dia 31 de dezembro?

Não preciso me estender muito porque o mundo está repleto deste tipo de pessoas.

Já o termo oxigenação também significa fortalecer, tornar vigoroso, consolidar-se perante a Vida. Quando falamos que uma pessoa tem uma mente oxigenada significa que ela possui outro tipo de pensar e agir, muito mais amplo e aberto. Ela é portadora de uma mente que não se “oxida”, ela possui uma mente “inoxidável”.

E quem é a pessoa que possui uma mente “inoxidável”? É aquela que apresenta uma série de características sendo que algumas delas são:
  • ser capaz de se reinventar todos os dias, como a ave mitológica fênix que sempre renascia das próprias cinzas;
  • ter uma inteligência “fluída”, isto é, ter flexibilidade mental;
  • viver na sua zona de DESconforto;
  • ter uma ampla abertura mental ao novo e ao diferente e celebrá-los quando acontecer em sua vida;
  • estar sempre automotivado;
  • ser possuidor de um alto índice de resiliência;
  • encarar problemas como desafios a serem superados ou como soluções ainda não encontradas;
  • estar sempre pronto a aprender algo novo, incluindo seus próprios erros e os erros dos outros;
  • dar sempre o melhor de si, sem se considerar “o bom”, “o ótimo”, “o cara” ou o “rei da cocada preta”;
  • quebrar paradigmas;
  • usar e abusar da sua criatividade e do seu poder de inovação;
  • fazer a diferença;
  • saber que tudo é passageiro e temporário;
  • ser proativo;
  • ter uma ampla visão do mundo e saber o que está faltando lá;
  • tornar-se melhor quando as coisas pioram;
  • sempre estar se perguntando: quando foi a última vez que fiz algo pela primeira vez?
Muitas outras características poderiam ser citadas para as pessoas que possuem mentes “oxigenadas, fortes, vigorosas, “inoxidáveis”.


E agora, leitor ou leitora, o grande paradoxo deste texto para você refletir:

O oxigênio é importante para o nosso pensar e agir.

E só caberá a você deixar que sua mente se “oxide” ou se torne “inoxidável”. 

Mais uma vez, a escolha será toda sua.



Namastê !
Artigo transcrito na integra do site do Dr. Luiz Roberto Fava


Nenhum comentário:

Postar um comentário