quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Como Funciona a água !

Saudações Amigas(os)!!!

Fique de olho na urina para saber se você está hidratado ou não. Se a urina estiver clara, é porque está tudo bem. Entretanto, se estiver com aspecto escuro, seu organismo está clamando por mais líquidos.
A carência de água no organismo, dentre outras manifestações negativas, deixa a boca seca, os lábios rachados, uma sensação de letargia, confusão mental e ocorre diminuição da produção de urina. Esses são sintomas de desidratação que, além de diminuir as reservas de água do corpo humano, reduzem os níveis de importantes minerais, como cloreto de sódio, sais de potássio, etc. Os eletrólitos também ficam mais concentrados se não houver reposição hídrica.

Podem acontecer problemas cardiológicos, diminuição do fluxo sanguíneo para os tecidos e prejuízos gerais para o organismo.

A água pura, na realidade, é a melhor forma de manter o organismo hidratado. No entanto, água de coco, leite, frutas e sucos possuem água e ela ainda pode ser ingerida como parte dos alimentos, já que após a oxidação dos mesmos ocorre a liberação de líquidos.

O corpo humano não funciona como uma caixa d`água, ou seja, não consegue estocar a água que se consome. Ela é eliminada diariamente e em grandes quantidades pelo suor, urina, fezes e outras funções do corpo. Por isso, a água precisa ser reposta constantemente. Reduzindo-se os níveis de água no organismo, ele passa a trabalhar com menor intensidade, visando poupar líquidos e prevenir a desidratação.

O organismo humano possui diversos mecanismos de defesa. A hipófise, localizada no cérebro, ao sentir a insuficiência de água secreta o hormônio antidiurético no sangue, que, por sua vez, estimula os rins a reter o máximo viável de água. Assim, recomenda-se a ingestão diária, no mínimo, de 2 litros de água. Como já foi dito, água é fonte da vida. Carregue consigo, sempre que possível, todos os dias, uma garrafa de água.


Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário