quarta-feira, 4 de maio de 2011

" NÃO FAÇA TEMPESTADE EM COPO D'ÁGUA..."


      ... e  tudo  na  vida  são  copos  d'água  !!!             

LOUVOR  E  CULPA  SÃO  A  MESMA  COISA !!! 

     Uma das lições inevitáveis que a vida proporciona é termos que lidar com a desaprovação dos outros.Pensar que o louvor e a culpa são a mesma coisa, é uma maneira esquisita de nos fazer lembrar do velho adágio que diz  que ninguém jamais será capaz de agradar a todo mundo ao mesmo tempo.
Nosso índice de aprovação provém de nossa família, amigos e colegas de trabalho, o que significa que não está propenso a aumentar além de certo ponto.
     
     A verdade é que todo mundo tem o seu próprio repertório  de parâmetros que serve para avaliar a vida, e nossas idéias nem sempre combinam com as de outras pessoas. Por algum motivo, no intento, a maior parte de nós luta contra um dado inevitável. Nós nos sentimos magoados, feridos e frustrados, de maneira geral, quando as pessoas rejeitam nossas idéias, nos dizem não, ou nos manifestam algum tipo de desaprovação.

     Quanto mais cedo aceitarmos o inevitável dilema de que nunca receberemos a aprovação de todo mundo que cruza nossa frente, mais fácil nossas vidas se tornarão.

     Quando você começar a se preparar para sua cota de desaprovação, ao invés de lutar contra o fato, passará a desenvolver uma ferramenta útil para auxiliá-lo em sua jornada. Em vez de se sentir rejeitado pela desaprovação, você pode tentar acionar em sua mente a frase: "Voltou. Tudo bem." Você aprenderá a se mostrar agradavelmente surpreso, até grato, a cada vez que receber o cumprimento que merece.

     Há dias em que experimento um pouco de elogios e culpas, ao mesmo tempo. Alguém me contrata para falar e alguém mais não quer; um telefonema me traz boas notícias, o outro um novo dado que tenho que contornar. Uma de minhas filhas esta feliz com o meu comportamento, a outra combate meu modo de ser. Alguém diz que sou legal, outro alguém garante que sou egoísta porque esqueci de retornar sua ligação. 

     Essas idas e vindas, coisas boas e más, as aprovações e as desaprovações são parte da vida de todo mundo. Tenho que admitir , prefiro lidar com o elogio do que com a desaprovação. Me faz sentir melhor e é muito mais fácil de aceitar.

     Quanto mais feliz me torno, no entanto, menos dependente me descubro, em nome do meu bem-estar.


Richard Carlson, ph.D.


Namastê!

Um comentário: