sábado, 3 de junho de 2017

A METFORMINA É APENAS PARA DIABÉTICOS?

Saudações Amigas(os)!!!



A metformina está no mercado e tem sido utilizada no tratamento de pessoas com diabetes tipo 2 nos últimos 50 anos. O principal papel da metformina é reduzir a quantidade de glicose que é liberada pelo fígado, a fim de ajudar as pessoas a lidar com a resistência à insulina e gerenciar seus açúcares de uma melhor forma.
Ao longo dos últimos anos, estudos mostraram que uso de metformina pode beneficiar o tratamento de outros problemas, tais como a síndrome do ovário policístico. As estatísticas também mostraram que os pacientes tratados com metformina tinham menos chances de desenvolver um ataque cardíaco e até mesmo alguns tipos de câncer em até 37%. Apesar de não estar completamente comprovado, a metformina começa a atrair atenção para si em um sentido positivo. Estudos recentes conduzem a ideia de que a metformina pode realmente ajudar a prolongar a vida das pessoas que a usam. Vamos dar uma olhada nas implicações do uso em nosso corpo e de como realmente a metformina pode prolongar a nossa vida.

Com estas novas deduções sobre a metformina, você deve estar se perguntando: como a metformina pode aumentar a expectativa de vida de uma pessoa? Bem, alguns cientistas acreditam que a taxa de envelhecimento tem uma correlação direta com a nossa restrição calórica e processo metabólico, o que faz sentido. Quanto mais trabalhamos para queimar algo, mais rápido ele queima, certo? Bem, este processo normalmente é regulado pelo metabolismo da glicose, e a glicose é a principal fonte de energia para o corpo. O metabolismo da glicose trabalha lado a lado com a insulina e o glucagon; quando você come, o seu corpo libera insulina para compensar a glicose ingerida. No entanto, comer demais durante um longo período pode mexer com o seu mecanismo e com a forma com que ele responde à insulina fazendo com que seu corpo desenvolva resistência à insulina. Isso pode levar a resultados estressantes em seu metabolismo. E, é por isso que o diabetes é considerado uma doença metabólica.

Primeiramente, a metformina era usada para ajudar diabéticos tipo 2 a controlar os níveis de glicose no sangue, interrompendo a produção de glicose no fígado. Este excesso de produção de glicose (normalmente associada com a resistência à insulina) é o que os médicos alegam ser a causa principal do envelhecimento e mortes precoces. Como os pacientes com diabetes tipo 2 normalmente têm seu metabolismo trabalhando além do normal, esses pacientes não mostraram melhora significativa quando tratados com metformina, com respeito ao propósito inicial. Os resultados mudaram quando essas pessoas foram tratados em outros tipos de fármacos anti-diabéticos (como sulfonilureias).

Mais tarde, os médicos observaram que os pacientes com diabetes tipo 2 que tomavam metformina apresentaram menores ricos em desenvolver ataques cardíacos e câncer (37%) do que pacientes com outros medicamentos. Depois de anos de comparação, a metformina foi finalmente testada em um grupo de controle sem diabetes (ratos de laboratório), onde pode-se constatar um aumento na expectativa de vida em até 32% nesses ratos.

O foco da metformina é diminuir os níveis de glicose liberados pelo fígado. Isto significa que dessa maneira, o corpo apresenta menos glicose para processar, facilitando a utilização da insulina, reduzindo o estresse geral em seus processos metabólicos e aumentando sua expectativa de vida.

Depois de saber desses resultados, muitos médicos estão especulando o uso de metformina para todos, incluindo os diabéticos tipo1 (mesmo que alguns pacientes com diabetes tipo 1  já façam uso da metformina). Mais experimentos precisam ser realizados a este respeito, mas avaliando esta nova informação podemos ver o quão importante é manter o controle do diabetes e outras condições de saúde, a fim de alcançar uma vida mais longa e feliz.

fonte: DiabeTV Brasil


Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário