terça-feira, 31 de janeiro de 2017

O que é Osteoporose !

Saudações Amigas(os)!!!


Osteoporose é uma doença em que a degradação estrutural e a diminuição da densidade mineral dos ossos aumentam o risco de fraturas ósseas. É a causa mais comum de fraturas em idosos. Entre os ossos que se fraturam com maior frequência estão as vértebras, os ossos do antebraço e quadril. A doença é silenciosa, geralmente não manifesta sintomas até à ocorrência de uma fratura. Os ossos podem-se tornar de tal forma frágeis que se fraturam espontaneamente ou com mínima pressão.
A perda óssea aumenta após a menopausa devido à diminuição da quantidade de estrogenio; pode também ter origem numa série de doenças ou tratamentos, incluindo alcoolismo, anorexia, hipertiroidismo, remoção cirúrgica dos ovários e doenças renais. Alguns medicamentos aumentam o ritmo de perda óssea, entre os quais alguns anticonvulsivos, quimioterapia, inibidores da bomba de protões, inibidores seletivo de recaptação de serotonina e esteroides. A falta de exercício e o tabagismo são também fatores de risco. A osteoporose é definida como a densidade mineral óssea com um desvio padrão 2,5 vezes inferior ao de um jovem adulto.
A prevenção é fundamental uma dieta de alimentos com cálcio e vitamina D, exposição solar moderada e prática regular de atividade física.

Namastê!



Nenhum comentário:

Postar um comentário