Saudações Amigas(os)!!!
Terapia Holística é a profissão que está em crescimento, não apenas por promover saúde e qualidade de vida, mas também por contribuir para o restabelecimento de vínculos que vem se perdendo ao longo dos tempos entre os seres humanos.
Não é uma religião e nem está relacionada à nenhuma, todavia percebe a necessidade do ser humano de estar em contato com a natureza, consigo mesmo, com os outros e com o "SER SUPERIOR", também por isso, em si mesma compreende práticas distintas (naturais, estéticas, energéticas, etc.) com um único objetivo, a promoção da saúde e bem estar.
O conhecimento relacionado à Terapia Holística é milenar e nos remete aos primeiros seres inteligentes a habitar a superfície do planeta, que utilizavam-se da natureza não apenas para se alimentar e vestir-se, mas também como forma de tratamento. Por este motivo, não pode e não deve ser negligenciado, nem tampouco subjugado pelo movimento mecanicista cartesiano que se auto intitulou detentor da verdade, mesmo tendo surgido na idade média e, se comparado com os conhecimentos milenares das Terapias Holísticas se mostra muito mais novo e muito inconsistente.
Fato é que agora, muitos dos saberes até então da esfera popular estão sendo comprovados,validados e utilizados por este mesmo movimento que outrora os discriminavam, a exemplo disso temos: a acupuntura, a homeopatia, a fitoterapia, a hipnose e tantas outras que ainda virão.
As atividades do Terapeuta Natural devem ser desenvolvidas por profissionais devidamente habilitados e inscritos nos respectivos órgãos de classe municipal, estadual ou federal".
O Ministério do Trabalho regulamentou a ocupação de Terapeuta Holístico sob a CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) n.º 3221-25, definindo suas atividades.
O art. 3º da lei 5471 de 10 de junho de 2009 diz: "As modalidades terapêuticas adotadas através do Programa de Terapia Natural deverão ser desenvolvidas por profissionais devidamente habilitados e inscritos nos respectivos órgãos de classe municipal, estadual ou federal".
FONTE: MANUAL DE CONDUTA DO TERAPEUTA HOLÍSTICO DESPERTALISTA - 2ª Edição, RJ, 2010.
Namastê!
Nenhum comentário:
Postar um comentário