quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Princípios da homeopatia !

Saudações Amigas(os)!!!



Lei dos semelhantes

Hahnemann retomou o princípio da semelhança de Hipócrates (460 - 377 a.C.) quando realizou a primeira experiência com quinino em si mesmo e sentiu que havia encontrado a resposta à sua procura de uma arte de curar lógica e realmente eficaz e curativa. Realizou suas experiências com metodologia científica, obtendo resultados que podem ser reproduzidos quantas vezes se desejar. Todas as substâncias existentes na natureza ( origem mineral, vegetal e animal) têm a potencialidade de curar os mesmos sintomas que são capazes de produzir.

§ 26 -" Uma afecção dinâmica mais débil é destruída permanentemente do organismo vivo por outra mais forte, se a última ( ainda que diferente em espécie) é muito semelhante à primeira em suas manifestações. ( ORGANON)"

Experimentação do homem são

São as substâncias que em doses ponderáveis, tóxicas ou fisiológicas, capazes de provocar no indivíduo sadio um conjunto de sintomas . É a única forma confiável de se conhecer o efeito de um medicamento sobre o corpo humano , conhecida como experimentação patogenética. Não são utilizados animais nestes experimentos, pois cada espécie possui uma reação própria e muito diferente da reação dos humanos. Hahnemann experimentou em si, em familiares e grupo de experimentadores cerca de 100 medicamentos. Nestas experiências uma substância é administrada a um indivíduo e os sintomas resultantes são compilados. As drogas são testadas em dose tóxica, em dose hipotóxica e em dose dinamizada de maneira a revelar todos os sintomas nas diferentes doses. Desta forma , são observados todos os sintomas apresentados no experimentador; sejam eles físicos, emocionais ou mentais. Ao conjunto de manifestações apresentadas pelo indivíduo sadio e sensível durante a experimentação da droga foi dado o nome de patogenesia. A reunião dos quadros experimentais devidamente catalogados constitui uma Matéria Médica.

Doses mínimas

A experiência clinica de Hahnemann baseada na Lei do semelhante iniciou com os medicamentos em doses elevadas, comumente usadas na sua época. As primeiras reações nos pacientes eram muito drásticas, antes que o organismo doente começasse a reagir desenvolvia uma agravação (piora) inicial dos sintomas. Isso era muito desagradável levando muitos a abandonarem o tratamento. Procurando diminuir os efeitos negativos Hahnemann começou a reduzir as doses com uma técnica de diluição em água e álcool, em escala centesimal progressiva, tendo o cuidado de homogeneizar cada diluição através de um procedimento nomeado por ele de sucussão. Como resultado, os medicamentos preparados por esta técnica além de apresentarem uma redução das agravações dos sintomas observadas nas doses altas, eles adquiriam maior potencial curativo. Esse processo farmacotécnico, denominado por ele como dinamização ( diluição e sucussão), promove curas mais rápidas e suaves.

Medicamento Único

Hahnemann recomendava o uso de apenas um medicamento de cada vez; ou seja, o medicamento que contivesse o maior número de sintomas que o paciente apresentar, respeitando a individualidade do doente e seus sintomas.

O terapeuta homeopata irá observar e avaliar as queixas do seu doente levando em consideração sintomas mentais, emocionais e físicos. Aquele medicamento cuja patogenesia melhor coincidir com as manifestações apresentadas pelo doente, será o escolhido. A indicação de um medicamento homeopático depende das características pessoais e reacionais do doente, sendo tratado de forma individualizada .

Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário